peter

CRÓNICAS DE PEDRO FOYOS

(pisando descontinuamente o risco)





ESTATUTO EDITORIAL


1

Jamais se complicará um assunto simples.

2

Jamais se simplificará um assunto complicado.

3

Têm prioridade os assuntos muito complicados, a fim de
os podermos complicar um pouco mais.



HISTÓRIA

A biografia deste Traço Descontínuo é diversa, errática. Fazendo jus ao nome: descontínua. Apareceu pela primeira vez no Diário de Notícias, em 9 de Maio de 1996. O conceito de descontinuidade procedia de as minhas crónicas não terem dia certo de publicação, também da versatilidade do modelo temático. Porém, seduziu-me em especial a mutação para crónica de jornal do convénio imagético-rodoviário que permite pisar esse tipo de traço na condição de se observarem determinadas situações e limites. É uma boa regra.
A secção vadiou depois, mais descontinuamente, com esporádicas aparições quando ao cronista era pedida opinião escrita sobre os transcendentes problemas do planeta Terra: por exemplo, a demonstração de que este mundo não é perfeito pela simples razão de não ter ocorrido ao Criador a adoção, como matriz única, de uma plantinha chamada Salvinia auriculata, a qual mais não necessita, para viver, do que luz, ar e água. Assim vive e deixa viver. Feliz. Uma das primitivas coisas tão simples que se complicou com divina genialidade.
Mais recentemente, o Traço Descontínuo ancorou por um ano exato num blogue com o inspirado nome de O Galo de Barcelos ao Poder, mantendo uma periodicidade média semanal até ao dia em que um requiem críptico anunciou o fim de uma arrebatada aventura que parecia sempiterna como as penas do inferno.
Outros blogues e sites têm vindo a dar guarida a estas prosas vagabundas, mas chegou o momento de o Traço se revelar, em primeira mão, na presente casa paterna. O pai, caricioso, já tropegando nas teclas, tentará insuflar-lhe os ares de rebeldia e de graça incerta que têm pontuado a sua descontínua existência de quinze anos. Neste sítio de encontro fica reafirmado, sob juramento, que jamais se complicará um assunto simples nem se simplificará um assunto complicado. Têm prioridade de tratamento os assuntos muito complicados, a fim de os podermos complicar um pouco mais.

PEDRO FOYOS



Em resultado do elevado número de crónicas que preenchem o Traço Descontínuo, optou-se por uma divisão das mesmas em cinco campos temáticos:

         RECEITUÁRIO DOMÉSTICO
         DO OFÍCIO
         MUNDO NATURAL
         DIÁRIO
         BIG - Baú das Ideias Gémeas


SELECCIONE O TEMA E COMENTE EM "SEU COMENTÁRIO"