CENTENÁRIO DE ALVES REDOL - O DEPOIMENTO PROIBIDO

Nasceu há cem anos uma das figuras cimeiras do neorrealismo português. Evocamos Alves Redol, o escritor e o resistente, de uma forma significativa do que foi a sua luta ideológica e cultural num dos períodos mais sombrios do regime ditatorial. Em data indeterminada dos anos 60, Pedro Foyos pediu a individualidades da literatura, artes e ciências, depoimentos sobre a juventude portuguesa. A publicação dos pequenos textos foi, na maioria, proibida pela Censura. Volvido meio século, revelamos o depoimento manuscrito de Alves Redol.



DEZEMBRO DE 2011






SE EU FOSSE UM LIVRO… GOSTARIA DE TER COMO AUTORES JOSÉ JORGE LETRIA
                                           E ANDRÉ LETRIA




livro Um livro preenchido com três dezenas de imagens literárias, sintéticas, inventivas, poéticas, iniciadas com as palavras "Se eu fosse um livro" – que por sua vez ilustram outras tantas imagens gráficas não menos inventivas e poéticas. O título desse livro, já se deixa ver, não poderia ser outro: "Se eu fosse um livro".

"Se eu fosse um livro" é o grande livrinho do ano que marca o regresso editorial de José Jorge Letria e de André Letria. Uma deslumbrante antologia de metáforas literário-visuais na confluência de uma dupla criatividade: a literária, do pai, a artística, do filho (a ordem obedece tão-só à costumada reverência gerontológica).

Um livro, afinal, de uma só idade para todas as idades. Os mais novos talvez estranhem a sobriedade a que não estão habituados. Depois apreciarão a diferença. Porque esta obra aparece desprovida dos fulgores dos couchés lustrosos que invariavelmente inspiram o género "infantojuvenil". Os mais velhos, em contrapartida, não demorarão a descobrir-lhe, pelo tato, pelo gosto, pelo olfato, uma inesperada e renovada arte tipográfica. Se eu fosse um livro… queria ser assim.     PF



DEZEMBRO DE 2011





POETA PEDRO TAMEN HOMENAGEADO EM LISBOA

Pedro Tamen, uma das vozes mais sólidas da poesia portuguesa contemporânea, será homenageado dia 15, quinta-feira, às 18h00, em Lisboa.
O encontro, promovido pelo Museu Nacional de Arqueologia, dirigido por Luís Raposo, realizar-se-á naquele espaço cultural de referência (instalado no Mosteiro dos Jerónimos).
Participa na sessão a poeta Maria do Sameiro Barroso, que abordará o tema "Na Luz Antiga, Uma Voz Actual", partindo do livro de Pedro Tamen, Delfos, Opus 12.
A conferencista analisará cada poema desta obra (associando-lhe imagens documentais); sublinhará, nomeadamente, «o binómio especular: Solidão e companhia» que ressalta do poema 19.
Maria do Sameiro dá-nos a conhecer um imenso Pedro Tamen, a essência de um autor a quem já se referira de modo notável numa outra homenagem ao poeta na IV Bienal de Poesia de Silves. Definiu assim a poesia tameneana: «Cântico do eterno, da terra e do presente». No encontro do próximo dia 15, Pedro Tamen fará a leitura de poemas de Delfos. Opus 12. Falará ainda da sua visita a Delfos, que esteve na génese desta obra poética.
Neste "sítio de partilha" recordamos, entretanto, a última obra de Pedro Tamen, O Livro do Sapateiro.



DEZEMBRO DE 2011







MARIA AUGUSTA SILVA DISTINGUIDA PELA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO


                          "NARCISO DE CRISTAL – COMUNICAÇÃO SOCIAL” FOI ENTREGUE
             À «JORNALISTA QUE MAIS SE DISTINGUIU NA LUTA CONTRA O CANCRO»


LPCC Momento significativo das comemorações do 70º aniversário da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), presidida por Carlos Freire de Oliveira, foi a sessão "NARCISOS DE CRISTAL", realizada com grande participação de público na noite de 12 de Dezembro, na Sociedade de Geografia de Lisboa, com apresentação de António Sala.
O "NARCISO DE CRISTAL – COMUNICAÇÃO SOCIAL" foi entregue nessa sessão a Maria Augusta Silva – «por ser a jornalista que mais se distinguiu na luta contra o cancro em Portugal.»
O Narciso é o moderno ícone internacional da luta contra o cancro. Progressivamente tem substituído o contestado "caranguejo", símbolo das primeiras ligas europeias.


Com um longo percurso jornalístico, o nome de Maria Augusta Silva é indissociável do combate à doença oncológica, tanto que a LPCC criou há anos o "Prémio Em Nome da Vida / Maria Augusta Silva" para consagrar trabalhos jornalísticos neste domínio. "Em Nome da Vida / Portugal e o Cancro" é precisamente o título de um livro da sua autoria e cujos direitos ofereceu à LPCC. Em 1996 foi homenageada pelo Instituto Português de Oncologia, do Porto, numa sessão pública que teve a participação de especialistas de todo o País.
Maria Augusta Silva tem uma carreira sublinhada por outras distinções, com destaque para o Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha (o maior galardão do mundo ibero-americano para a Imprensa), atribuído por unanimidade e entregue pelo Rei Juan Carlos em cerimónia efetuada no Palácio de la Zarzuela, em Madrid. Foi também vencedora de três dos mais relevantes prémios nacionais – Prémio Abel Salazar (que a distinguiu por duas vezes consecutivas) e Prémio Gazeta de Jornalismo, na modalidade de reportagem escrita.

OUTRAS ENTIDADES DISTINGUIDAS

• MANUEL SOBRINHO SIMÕES (Categoria: Investigador)
• DÁRIO CRUZ (Cat.: Profissional de Saúde)
• MANUELA MARIA (Cat.: Artista)
• PAULETA (Cat.: Desportista)
• SANOFI PASTEUR / VÍTOR VELOSO (Cat.: Campanha de Prevenção)
• PANDORA (Cat.: Patrocinador da LPCC)
• MARIA EMÍLIA VERGUEIRO (Cat.: Voluntários da LPCC)
• SIMONE DE OLIVEIRA (Cat.: Sobrevivente)
• FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN (Cat.: Patrocinador Institucional)
• LUÍS AIRES BARROS (Cat. Patrono do 70º Aniversário)
• JOSÉ CARDOSO DA SILVA (Cat.: Uma Vida)


PLANO DAS COMEMORAÇÕES
No contexto das comemorações dos setenta anos da LPCC foram criadas quatro comissões: uma Executiva, na qual participa a maior parte dos membros dos órgãos diretivos da LPCC, bem como personalidades externas, entre as quais Marcelo Rebelo de Sousa; uma Comissão de Patronos, presidida por Francisco Pinto Balsemão, cujo objetivo é ajudar a Comissão Executiva a planear eventos de âmbito regional ou nacional; uma Comissão Científica, com o propósito de desenvolver atividades científicas vocacionadas para a divulgação da prevenção da doença oncológica junto do público e grupos profissionais na área da educação; finalmente, uma Comissão de Honra, presidida pelo Presidente da República.

DEZEMBRO DE 2011






GRAÇA PIRES: "QUASE LÁGRIMAS" - UM POEMA INÉDITO


Nome de referência obrigatória na poesia portuguesa contemporânea, com mais de dez livros publicados e outros tantos grandes prémios nacionais, Graça Pires oferece-nos o poema inédito Quase Lágrimas. Um poema que revela o seu imenso sentido estético, cada palavra ganhando uma luz e sensibilidade inigualáveis. Estamos felizes por Graça Pires figurar com obra própria neste "sítio de encontro", onde, aliás, o seu livro O Silêncio: Lugar Habitado (Prémio Ruy Belo, 2009) se encontra destacado desde o primeiro dia na secção "Leituras".



NOVEMBRO DE 2011







CRIMINOLOGISTA E ESCRITOR CARLOS ADEMAR EVOCA "UM SUSTO DE MORTE"


Desceu frequentes vezes aos subterrâneos do crime, conhece bem as veredas malignas da natureza humana. A paixão pela História ficou autenticada com uma licenciatura, porém o caminho profissional viria a ser bem diferente. Quase duas décadas de investigação na Secção de Homicídios da Diretoria de Lisboa da Polícia Judiciária. Continua cingido de alma e coração à criminologia, agora como professor da Escola daquela Polícia, ministrando as áreas relacionadas com crimes violentos.
Carlos Ademar, nosso Convidado e Autor do Mês, mantém há seis anos um notável labor literário: cinco obras de ficção e um novo romance anunciado para breve. Obras edificadas invariavelmente a partir da própria vivência profissional. Não surpreende portanto que a presença de Carlos Ademar neste sítio de encontro se inspire uma vez mais no quotidiano da criminologia. Um texto que se enquadra de início num ambiente lúgubre, mas cedo o leitor verificará tratar-se tão só de um retalho bem-humorado da vida singular de um investigador que apanhou, certo dia, «Um susto de morte» (título da narrativa).



NOVEMBRO DE 2011





JORNALISTA ANTUNES FERREIRA: TUDO-NADA SOBRE MIM


Distingue-nos como Convidado um histórico da imprensa portuguesa: Henrique Antunes Ferreira. Este antigo chefe da Redação do Diário de Notícias foi desafiado a responder ao nosso questionário TUDO-NADA SOBRE MIM.
Fê-lo com o costumado bom humor que bem lhe conhecem quantos privam com ele. Uma vez reformado dos jornais transferiu-se para o mundo da internet. É um prazer raro ver um grande menino septuagenário a brincar com tudo e com todos, desassombrado, cheio de memória e ilimitada jocosidade, porém nunca descendo à baixa verrina.



OUTUBRO DE 2011





ANDRÉ LETRIA: AUTOR DO MÊS - SUBVERTENDO OS ESTEREÓTIPOS


O artista André Letria honrou-nos com uma obra surpreendente, subvertendo o estereótipo outonal das folhas a despegarem-se melancolicamente das árvores. Depois, nós próprios subvertemos a lógica das coisas colocando dois homens da escrita, o pai José Jorge Letria e o tio Joaquim Letria, a ilustrarem (por palavras) a criação gráfica do filho e sobrinho. Foi dito que tudo isto constitui um momento altíssimo de criatividade e interação cultural na história deste "sítio de encontro".
Com imodéstia admitimos que sim.



OUTUBRO DE 2011





UMA "GRANDE FRASE " DE STEVE JOBS:
O POETA ALBANO MARTINS ANTECIPOU-SE 38 ANOS


A imprensa de hoje dedica espaço alargado à morte de Steve Jobs, histórico fundador da Apple, realçando em especial uma frase por ele proferida em 12 de junho de 2005 num discurso para estudantes da Universidade de Stanford:

steeve «A morte é a melhor invenção da vida»
No jornal "i", por exemplo, a primeira página é preenchida na quase totalidade com essa frase (v. imagem ao lado).

Mas recuemos 44 anos. Era Steve Jobs um adolescente de doze anos quando em Portugal, precisamente na cidade de Évora, o poeta Albano Martins (que viria a firmar-se como nome notável da nossa poesia) publicava o seu segundo livro com o título Coração de Bússola (coleção Daimon). Aí encontramos três versos mínimos e ao mesmo tempo imensos:

«A Vida / – essa invenção magnífica / da morte»

Separadas entre si 38 anos, as frases não são exatamente iguais nos termos, embora confluam para um significado indiferenciável. Ressalvem-se: a inversão das protagonistas (para Jobs, a inventora é a Vida, para Albano é a Morte) e o adjetivo ("melhor", em Jobs, em vez de "magnífica").
O Google oferece-nos antologias de "grandes frases de Steve Jobs". Com frequência, esta da vida e da morte é a primeira. Nem por um momento duvidamos da genuína e boa inspiração poética do fundador da Apple. Consabidamente: «Não há nada de novo debaixo deste Sol» (Eclesiastes).

Todavia, em benefício do rigor histórico e do renome de um grande poeta português, deverá lavrar-se o justo registo genético da frase. Aditamos uma curiosidade: precisamente estes três versos também inspiraram uma crónica de homenagem que há um ano dedicámos a Albano Martins na ocasião dos seus 80 anos:

http://www.casaldasletras.com/maria_Registos.html
(quinto texto a contar do fim, com o título "Carta sem Data").




OUTUBRO DE 2011





EMÍLIA NADAL:
AS PAUSAS CRIATIVO-PARÓDICAS DE UMA GRANDE ARTISTA


A prodigiosa imaginação de Emília Nadal é tão fabulosa quanto desarmante, no limite da criatividade provocadora.
Aconselhamos vivamente uma visita à nova exposição desta notável e versátil artista, presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes, patente no Centro Cultural de Cascais até 23 de Outubro.
Poderão apreciar-se ali, entre numerosas criações (litografias, desenhos, guaches e objetos de 1976 a 2011) novas embalagens satíricas para produtos de eficácia comprovadíssima, de acordo com a qualificação da própria artista. Eis:

CorrupTyL
Produto pró-corrupção ativa, passiva, conivente e distraída, para empresas públicas e privadas, com diferentes finalidades particulares e institucionais.

Anti-CorrupTyL
Como o nome indica, este produto é um antídoto. Não há Corrupção que resista à persuasão gráfica da embalagem.

ZÁS !
Detergente biológico ativo e, com o mesmo nome, um spray ambientador. Destroem os vestígios de CorrpTyL, desinfestam e purificam o ar e os ambientes de partidos políticos, empresas públicas e privadas e de instituições.

E ainda ...

Em exposição também um moderno contentor doméstico para , que tanta falta fazia nos tempos que correm.
A artista afirmou-nos que esta «é uma forma de mostrar que tudo pode ser embalado, manipulado pela linguagem consumista, até a política e as ideologias.»
Note-se que estas são apenas umas pausas paródicas na imensamente diversa e profunda obra de Emília Nadal.
Quem tenha interesse em conhecê-la melhor poderá aceder a uma crónica que lhe dedicámos:

            http://www.casaldasletras.com/maria_Registos.html



SETEMBRO DE 2011





MÁRIO CLÁUDIO: AUTOR DO MÊS
«O FUTURO A QUE TEREMOS DIREITO»


O escritor Mário Cláudio faz a nosso convite uma síntese analítica do tempo crítico que vivemos («uma fase de grandes recuos»). O retrocesso advém do «estilhaçamento» de valores que estiveram muito presentes nos anos sessenta e foram substituídos por ideários retrógrados sob a égide de fundamentalismos e da economia. Extinguiram-se também os "líderes de opinião" – acentua o nosso Convidado. Aproveitamos a oportunidade para recuperar uma entrevista que Mário Cláudio nos concedeu em 2003 (secção Grandes Entrevistas).



SETEMBRO DE 2011





LAURA ALVES:
MORTE SEM GLÓRIA DA ACLAMADA "RAINHA DO PALCO"


Nomearam-na "Rainha do Palco". Foi aclamada durante meio século. Todavia morreu na maior solidão, sem trabalho. Sem glória. De Laura Alves, uma das primeiras figuras do teatro em Portugal e possuidora de uma magistral arte de representar, recuperámos uma conversa de horas na qual se aborda pela primeira vez e com desassombro o limbo e o declínio profissional sequentes à opção por uma peça de teatro em que se hostilizava a revolução de Abril. Morreu três anos depois desta entrevista pungente, de certo modo perturbante pela inocência das confissões.



AGOSTO DE 2011





TERESA PAIVA: AUTORA DO MÊS
«ANTES DE DORMIR SONHO UM POUCO»


Figura das mais relevantes das ciências neurológicas e conhecida especialista em patologias do sono, também escritora, a Professora Teresa Paiva é a nossa Autora do Mês. Na secção "Convidados" responde ao Questionário "Tudo-Nada Sobre Mim": «Antes de dormir sonho um pouco» – uma das confidências. Recuperamos uma antiga entrevista (secção "Grandes Entrevistas"), e em "Outras Leituras" apresentamos uma das suas interessantes obras, Bom Sono, Boa Vida – conjunto de histórias de gente que a autora foi sabendo ouvir e ajudar ao longo de muitos anos de clínica e investigação .



AGOSTO DE 2011





ESTADOS UNIDOS DA EUROPA? EDUARDO LOURENÇO RESPONDE


Eduardo Lourenço concedeu-nos em 2003 uma extensa entrevista que adquire agora especial atualidade. Futuro da Europa, tema dominante. Já então se conjeturava, com algum recato, um federalismo similar ao dos Estados Unidos da América, cenário que tem ressurgido com vigor entre os muitos enredos da presente "crise europeia". São numerosas as declarações do ensaísta sobre o assunto e que merecem hoje ser revisitadas. Uma objeção, entre outras, consubstanciará o seu pensamento: «A Europa é uma pluralidade de línguas e cada língua é uma nação.».



JULHO DE 2011






EDGAR MORIN: O NONAGENÁRIO QUE NÃO DESISTE DE MUDAR O MUNDO


Será, porventura, a uma escala mundial, o maior pensador vivo. Edgar Morin, que este mês completa 90 anos, continua a inventar e a difundir as reformas indispensáveis à sobrevivência da humanidade. Mantém o olhar herético, provocador, arrasando tudo quanto são ideias feitas. Evocamos a vida e o pensamento deste homem em rebelião permanente com os dogmas políticos, económicos, religiosos, filosóficos, que nos confronta com a urgência de uma refundação do mundo humano, de um «começar de novo». .



JULHO DE 2011





UMA ENTREVISTA (QUASE) IMPOSSÍVEL AO MÁGICO LUIS DE MATOS


O carismático mágico Luís de Matos, há anos a trabalhar no estrangeiro, readquiriu agora em Portugal uma especial visibilidade em resultado da exibição pela RTP1, nas noites de sábado, de nova série de programas. Oportunidade para recuperar uma entrevista que lhe fizemos na ocasião em que surpreendeu o País ao "adivinhar" com dias de antecedência os números do totoloto. «Foi a entrevista», diz Pedro Foyos, «mais impertinente e singular da minha carreira. Um jogo do gato e do rato…».



JULHO DE 2011






BAPTISTA-BASTOS: AUTOR DO MÊS
CONVIDADO, ENTREVISTA, LIVROS


O jornalista e escritor Baptista-Bastos está connosco em vários espaços deste sítio de encontro. Na secção "Convidados" homenageia José Antunes, notável repórter fotográfico hoje esquecido. Presente também em "Grandes Entrevistas".  Polémico, frontal, diz ser um «militante da palavra que se realizou sempre na adversidade» e reconhece viver em «estado permanente de inquietação e de busca».   Em "Outras Leituras" analisamos livros representativos da diversidade da sua obra literária..



JULHO DE 2011




PEDRO FOYOS CRITICA TEXTO INJURIOSO DE MIGUEL SOUSA TAVARES


Considerado gravemente ofensivo para muitos milhares de pessoas que nas últimas eleições votaram nos chamados "pequenos partidos", o habitual artigo de Miguel Sousa Tavares no Expresso teve resposta imediata. Em defesa do pluralismo democrático, Pedro Foyos é o autor da crónica que, entretanto, gerou numerosas reações de apoio por parte dos mais diversos setores (jornalismo, literatura, artes, ciências). Dedicamos na área "Comentários" espaço a essas manifestações.




11 de JUNHO DE 2011






JORNALISTA FERNANDO PIRES: HOMENAGEM NOS SEUS 80 ANOS


Celebrando o 80º aniversário de Fernando Pires, jornalista indissociável da história do Diário de Notícias da segunda metade do século XX, dedicamos-lhe uma crónica de homenagem. Preito maior ser-lhe-á tributado no dia 3 num almoço em Lisboa (restaurante Espaço Tejo). Ensejo para abraçar o camarada de quem se perpetuou a imagem aparente do "chefe com cara de mau".


( v. Maria Augusta Silva/ Registos )

03 DE JUNHO DE 2011






CONVERSAS LITERÁRIAS NA LIVRARIA PÓ DOS LIVROS


Vera Lúcia de Oliveira, Victor Oliveira Mateus e Filipa Barata são os ensaístas que no próximo dia 20, às 18h00, na livraria lisboeta Pó dos Livros (Av. Marquês de Tomar, 89) animarão a iniciativa "Encontro com as Palavras". Conversas Literárias focadas predominantemente na criação poética. Intervenções sobre a problemática da tradução em poesia e análises ao mais recente livro de Vera Lúcia de Oliveira e à poesia de Miguel Torga

  
MAIO DE 2011






GIL MONTALVERNE ESTREIA ESPAÇO "TUDO-NADA SOBRE MIM"


O jornalista Gil Montalverne, com especial notoriedade no âmbito da divulgação de temas científicos, é o convidado de estreia do espaço "Tudo-Nada Sobre Mim". Cinquenta perguntas breves, outras tantas respostas igualmente sintéticas. Ficamos a saber que, por exemplo, para ele o pior do mundo é a ganância pelo poder e pelo dinheiro. Confessa também que acorda com um pensamento reconfortante: «Afinal estou vivo!».



ABRIL DE 2011





PROFESSOR FERNANDO CATARINO: UM TESTEMUNHO DESASSOMBRADO


Mestre na arte de ensinar, referência perene de gerações de estudantes, o Prof. Fernando Catarino faz a nosso convite uma análise à situação pungente do Jardim Botânico de que foi diretor durante vinte anos. Oportunidade também para assistirmos, por meio de um pequeno filme, a uma visita ao JB, em 1999, conduzida por este proeminente cientista português.


    


ABRIL DE 2011




REDESCOBERTA MÁGICA DO LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO


" (In) Slow Motion Retro & Toy Cameras " é um projecto fotográfico de Elsa Mota Gomes e Armando Cardoso, que tem a sua génese na recuperação da ‘forma lenta de olhar’ a que o analógico nos incita e de certa forma nos obriga.
O recurso a câmaras hoje já consideradas "retro", a "toy cameras" e a "pinholes" torna-se um elo entre o espaço/tempo e a expressão fotográfica dos autores.
Para a concretização do projecto foi utilizada exclusivamente película a preto e branco, revelada pelos autores e digitalmente trabalhada, com impressão em jacto de tinta em papel FineArt acid free.
A exposição, que esteve presente em 2009 no Espaço Sousa Valles em Lisboa, e em 2010 no Centro Cultural da Malaposta, vai agora poder ser visitada de Terça a Sábado, das 14 às 19 horas, de 1 de Abril a 28 de Maio de 2011 na Galeria do Paço da Cultura da Guarda, localizada na Rua Alves Roçadas.




ABRIL DE 2011




POEMA INÉDITO DE MARIA DO SAMEIRO BARROSO
"O Escorpião dos Sonhos"


Das vozes mais sólidas da poesia portuguesa contemporânea, Maria do Sameiro Barroso é a nossa nova Convidada com o poema inédito "O Escorpião dos Sonhos". Um poema que, sem abandonar o encantamento metafórico da sua vasta obra, surpreende-nos no entanto por uma composição lírica mais fluida, ganhando em todo o seu primor estético um timbre comunicativo de rara intensidade



ABRIL DE 2011






BIOLOGIA VEGETAL: NOTÁVEL DESCOBERTA PORTUGUESA
Reprodução de plantas utiliza mecanismos comuns ao cérebro humano



A prestigiada revista "Science" acaba de dispensar espaço alargado à descoberta feita no Instituto Gulbenkian de Ciência pela equipa dirigida pelo  Prof. José Feijó.
Auxiliados por este renomado investigador da Biologia Vegetal  procuramos divulgar, em síntese, a essência da descoberta notável.
O tema envolve o fascínio dos grandes  mistérios que passo a passo vamos conseguindo decifrar.

( v. Pedro Foyos / Traço Descontínuo / Mundo Natural )

MARÇO DE 2011





FÁBRICA DAS HISTÓRIAS
Um espaço vivo de conhecimento em Torres Vedras


CONFERÊNCIA DE PEDRO FOYOS EM TORRES VEDRAS

No âmbito do projeto Fábrica das Histórias realiza-se no dia 28 de Março de 2011, às 21h30, nos Paços do Concelho de Torres Vedras, umaconferência por Pedro Foyos que terá como tema o seu romance Botânica das Lágrimas. Recentemente, a Escola Secundária Henriques Nogueira, daquela cidade, escolheu o livro para a prestação das provas concernentes ao Concurso Nacional de Leitura enquadrado no Plano Nacional de Leitura.



O projeto Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino parte de duas pre-existências: uma casa que havia sido adquirida pela autarquia ainda em vida e um espólio composto por um conjunto de objetos, grande parte de uso quotidiano, que Jaime Umbelino legou à comunidade. A semântica da palavra Fábrica remete para a ideia de produção contínua e incessante, permanentemente inacabada. Acentua o caráter processual e dinâmico que se pretende imprimir a este espaço, resgatando a memória de um local amplamente habitado por diversas gerações, no qual se produzia conhecimento, sob os auspícios de Jaime Umbelino.

A Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino transporta o desejo de vir a servir toda a comunidade que se convida a ser coautora do universo de histórias a edificar e cúmplice no perpetuar da memória de um espaço e de um Homem cujo legado continuamente se atualiza, mantendo-se presente na nossa memória coletiva.

Um Serviço Educativo desenvolve a sua intervenção de forma estreita com os criadores. Está investido de um papel fundamental no estímulo ao desenvolvimento da criatividade, por via da realização de atividades inovadoras e experimentais que englobarão diferentes formas de expressão. Prossegue como objetivo central alargar e diversificar competências na área da leitura e da escrita. O Serviço Educativo pretende estabelecer uma relação privilegiada com os estabelecimentos de ensino, numa perspetiva transversal de Aprendizagem ao Longo da Vida, elegendo os professores como parceiros privilegiados. A sua ação não se limita contudo aos públicos escolares, pretendendo estabelecer parcerias com muitas outras instituições.

Um programa de atividades regulares abrangentes e multifacetadas que gravitam em torno da vida e obra de Jaime Umbelino, da língua, da literatura e das histórias, incluindo visitas autónomas ou organizadas, conferências, encontros temáticos, lançamento de livros, cursos livres e visitas, com vista a tornar o espaço vivo, habitado, à semelhança do que acontecia em tempos idos.

MARÇO DE 2011